Transparência
icon-transparencia
26/02/2021
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Nota de esclarecimento: informações inverídicas são divulgadas sobre o abastecimento em Serra

A Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento) produz 231 bilhões de litros de água por ano para 53 municípios do Espírito Santo. A regulação oficial de sua atividade é feita pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp) e o controle social pelos mais de 2,4 milhões de capixabas que são atendidos pela companhia. É uma empresa reconhecida por prestar serviços com regularidade, qualidade e com incontestável responsabilidade com a segurança da saúde humana.

Toda água produzida pela Cesan é analisada antes de ser distribuída, para garantir que esteja potável e própria para consumo. O monitoramento é diuturno e os resultados são enviados mensalmente às Vigilâncias Municipais, órgãos que estão sob a gestão das prefeituras. A prevenção e as soluções de anomalias são acompanhadas diariamente por profissionais especializados e equipamentos com alta tecnologia, em cumprimento à legislação sanitária vigente e por cuidado da Cesan com a vida das pessoas.

A complexidade da operação de um Sistema de Abastecimento de Água demanda melhorias contínuas e o processo de tratamento de água é sempre aprimorado, com a substituição de produtos químicos, por exemplo, visando sempre garantir a integridade e a qualidade da água fornecida. Não conformidades ocasionais e pontuais podem ocorrer, porém são muito raras. As avaliações são feitas em conjunto com o histórico do controle da qualidade, conforme recomendações contidas na legislação sanitária e são tratadas para garantir que a água oferecida à população esteja potável e para assegurar a manutenção desta condição são seguidos todos os procedimentos conforme determina a Portaria de consolidação n°5, anexo XX/17 MS.

A eficácia das ações tomadas está sendo confirmada com os resultados das recentes análises. Isto pode ser atestado pelas mais de 710 análises realizadas diariamente em laboratório certificado com ISO 9001 e acreditado na ISO IEC 17025. Fatos que demonstram serem equivocadas as informações de não conformidade no padrão de potabilidade por excesso de cloro na água distribuída pelo Sistema Reis Magos, localizado na cidade da Serra. A informação inverídica deve-se, possivelmente, ao desconhecimento ou à má intepretação textual da Nota Técnica Nº 03/2021/COHIP, em 11 de fevereiro de 2021, emitida pela Agência Estadual de Recursos Hídricos – Agerh que, com máxima clareza, reporta que a análise dos parâmetros apontados no documento não é realizada pela Agência e, sim, por instituições especializadas.

Estamos todos à disposição da sociedade civil, autoridades, órgãos fiscalizadores e reguladores.

icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade