Transparência
icon-transparencia
21/09/2020
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Projeto Aquaman permite a limpeza de reservatórios sem o impacto no abastecimento de água

Prático e econômico. Essas são as duas principais características que definem o Projeto Aquaman, realizado pela Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan). O objetivo do projeto é fazer a limpeza de reservatórios utilizando uma tecnologia já adotada pela empresa para a lavagem dos reservatórios localizados no Centro Operacional de Carapina. A iniciativa do Aquaman foi das equipes da Divisão de Tratamento Norte (O-DTN) e da Divisão de Operação e Manutenção Litorânea Norte (O-DLN), com empenho direto do engenheiro Saulo Machado da Silva (O-DTN), acompanhamento da técnica Karine Cruz Oliveira (O-DLN), além do apoio dos gestores Delson Destefani (O-DTN), Marcelo Lopes (O-DLN) e gerente André Lima (O-GMN).

O Projeto Aquaman funciona com a prática de todas as medidas de segurança possíveis. Uma equipe faz uma supervisão de entrada e, posteriormente, um mergulhador entra no reservatório. O profissional succiona os resíduos existentes no fundo do espaço por meio de um sistema de sucção, além de remover possíveis materiais (ferramentas, parafusos, porcas) que tenham caído no interior do tanque em momentos de manutenção corretiva.

De acordo com o chefe de divisão da O-DLN, Marcelo Lopes dos Santos, o Projeto Aquaman é muito importante devido à praticidade proporcionada. “Ele nos possibilita efetuar uma manutenção rápida e sem impacto no abastecimento de água dos nossos clientes. Não havendo necessidade de parar o abastecimento para fazer a limpeza no sistema, e com isso, conseguimos minimizar o desperdício de recursos poupando água tratada”, afirmou.

O projeto já é uma prática rotineira adotada pela O-DNT nos últimos anos, e a O-DLN, ao conhecer o serviço, decidiu implantá-lo no segundo semestre deste ano, fazendo com que ele se tornasse o principal meio de limpeza dos reservatórios dessa divisão, que abrange os municípios da Serra, Fundão e Aracruz.

 

   
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade