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15/12/2021

Qualidade da água do rio Santa Maria da Vitória reduz vazão do abastecimento para Fundão, Serra e Vitória

As chuvas que ocorreram na semana passada impactaram fortemente a qualidade da água do rio Santa Maria da Vitória, manancial em que a Cesan faz sua captação de água para abastecer bairros de Fundão, Serra e Vitória. Na quarta-feira (8) a Cesan precisou interromper o fornecimento de água devido a alta turbidez (lama) na água, provocada pelas chuvas.

Desde então, a Cesan está trabalhando para corrigir esta situação. O abastecimento chegou a ser retomado, entretanto, mesmo com toda tecnologia, a Cesan precisou reduzir a vazão de operação na Estação de Tratamento de Água que abastece parte dos três municípios. Esta condição está mantida até que a água do rio melhore suas características. As redes receberam descargas para limpeza de todo sistema de distribuição, o que resolveu parte do problema, mas não sua totalidade.

Ao longo da semana a Cesan vem tentando manter o abastecimento de água para o município da Serra, o mais afetado até o momento, mas o rio não apresenta melhorias na qualidade da água, reflexo de uma degradação evidenciada na crise hídrica de 2015 que deixou graves consequências e que têm piorado ao longo do tempo. Os rios estão morrendo, é preciso mudar urgentemente os hábitos humanos na relação com o meio ambiente e no uso da água.

As equipes da Cesan continuam atuando para recuperar a qualidade da água no processo industrial (tratamento) e normalizar o abastecimento. Enquanto isso, os moradores que receberam água com suas características alteradas, como cor, a recomendação da Companhia é descartar.

Descarte de água: orientações ao cliente da Cesan
Os clientes da Cesan que receberam água com coloração alterada nesse período e realizaram o descarte, conforme recomendado pela Companhia, podem solicitar o ressarcimento das despesas decorrentes da compra de água por carros-pipa e da limpeza do reservatório (caixa d’água). A solicitação pode ser feita pela Agência Virtual no site da Companhia https://s.cesan.com.br/9pIxJ selecionando a opção “Solicitação de ressarcimento de danos” ou presencialmente em uma Agência de Atendimento ao Cliente Cesan mais próxima do imóvel.

Para obter o desconto referente ao volume de água descartada, a solicitação poderá ser feita a partir do recebimento da próxima fatura (conta de água). Tanto para o ressarcimento, quanto para a revisão da fatura, é preciso preencher os formulários abaixo e anexar a documentação de acordo a situação de cada imóvel.

Como fazer a solicitação do Ressarcimento das despesas geradas com serviços de carros-pipa e limpeza do reservatório (caixa d’agua):

1. Preencha o formulário para solicitação de ressarcimento (acesse aqui).
2. Acesse a Agência Virtual no site da Companhia, ou (clique aqui)

3. Selecione qualquer opção do menu e em seguida o item “Solicitação de ressarcimento de danos”.
4. Anexe a solicitação de ressarcimento preenchida e os documentos solicitados, que são:
5. – Orçamentos (no mínimo três, quando possível) – emitidos por empresas ou sites oficiais, para avaliação dos danos e composição do valor do ressarcimento. Não sendo possível a apresentação dos orçamentos o cliente deverá justificar no pedido de ressarcimento;
– Registro fotográfico dos danos percebidos e do local da ocorrência quando cabível;
– Notas Fiscais dos serviços prestados e bens adquiridos;
– Documentação pessoal do responsável pelo imóvel, se for pessoa jurídica, a cópia do Contrato Social e documento que concede poderes para agir em nome da pessoa jurídica.

A Cesan está à disposição dos moradores pelo telefone 115 a qualquer hora do dia ou da noite. A chamada é gratuita e o atendimento funciona 24 horas.