Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

12/08/2017

Seminário Nacional discute gestão dos recursos hídricos em Vitória

O presidente da Cesan, Pablo Andreão, participou da abertura do evento.
O presidente da Cesan, Pablo Andreão, participou da abertura do evento.

A Cesan participou da abertura e mesa de discussão no I Seminário Nacional de Recursos Hídricos e no I Encontro dos Profissionais do Saneamento do Espírito Santo, que aconteceu neste final de semana, na Ufes. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-ES), vai apresentar um panorama da gestão de recursos hídricos no Brasil.

 

Na abertura, o presidente da Cesan, Pablo Andreão,  ressaltou que o saneamento é o princípio do desenvolvimento sustentável do país. “Por isso, não podemos nos perder em discussões políticas e ideológicas, os desafios são imensos. Estamos com um novo cenário dos recursos hídricos, e o saneamento é parte importante para a sustentabilidade do meio ambiente”, afirmou.

Segundo Andreão, a Cesan, nos últimos 15 anos aumentou a cobertura de esgoto de 20 para 60% da população e continua investindo. “Neste momento estamos com 19 obras de implantação de sistemas de esgoto em todo estado É uma empresa que se diferencia no país e foi a única na América Latina a ser destacada pelo Banco Mundial, além de ter recebido o troféu ouro do Prêmio Qualidade Espírito Santo”, disse. E completou, “É um Dldesafio enorme, mad somos apaixonados pela causa, acreditamos que o saneamento é modernizador e precisamos criar novos conceitos e cultura sobre ele, que é o que estamos fã hoje aqui”.

 

O presidente da Cesan também foi moderador na mesa Gestão Eficiente – Serviço de qualidade,  com tarifa justa – Principal Mesa Pablodesafio das empresas de saneamento do Brasil., com palestra proferida pelo economista e professor da USP, Rudinei Toneto Junior.

A gestora da Divisão de Tratamento Sul (O-DTS) e presidente da Abes-ES, Nadja Gorza, disse que além de apresentar um panorama de gestão dos recursos hídricos, o evento vai propor melhorias e suscitar ideias para enfrentar os desafios dessa esfera. “Queremos fomentar uma intensa troca de práticas e vivências profissionais entre os participantes”, frisou.

Na programação estão previstas palestras, apresentação de trabalhos técnicos, divulgação de projetos por empresas de saneamento, cases de sucesso e exposição de materiais, além de serviços e novas tecnologias.

Além do presidente da Companhia, o gerente de Projetos e Programas Estratégicos    (E-GPP) da Cesan, Nestor Gorza Junior, também realizarou uma palestra no domingo, dia 13, sobre o ‘Enfrentamento da crise hídrica com foco no abastecimento Humano’. “É uma palestra importante, pois o Espírito Santo acaba de passar por uma situação de crise hídrica e levar nossa experiência para outros profissionais pode ajudá-los a entender como uma gestão pode ser o diferencial na hora de enfrentar um momento como este”, ressaltou a presidente da Abes-ES.

PublicoHaverá também a premiação do concurso de fotografia com o tema ‘Recursos Hídricos’. As imagens, feitas por fotógrafos amadores, foram enviadas até o dia 28 de julho e julgadas por uma comissão. As melhores fotografias serão expostas e o vencedor do concurso ganhou uma participação gratuita no XII Seminário Estadual de Saneamento Ambiental – SESMA em 2018.

O público poderá conferir ainda palestras sobre o reúso de água e de efluentes, modelos de gestão de serviços de abastecimento de água no meio rural, solução de conflitos pela água, entre outros temas que são relevantes para os profissionais da área.

Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan

NOME COLABORADOR | TELEFONE A/TELEFONE B