Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

08/09/2021

Vitória é premiada e vira caso de sucesso do saneamento

Estação Mulembá, que integra o sistema de coleta e tratamento de esgoto da capital

Pela primeira vez, a capital do Espírito Santo, Vitória, foi premiada nacionalmente como cidade destaque no evento “Casos de Sucesso em Saneamento Básico – Municípios e Agências Reguladoras 2019”, realizado pelo Instituto Trata Brasil. A iniciativa destaca exemplos positivos de gestão de serviços de saneamento básico, água e esgoto, e os resultados positivos na qualidade de vida das pessoas. O abastecimento de água e a coleta e tratamento de esgoto são feitos pela Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), que atende mais de 2,4 milhões de pessoas, em 53 municípios capixabas.

Para o diretor-presidente da Cesan, Carlos Aurélio Linhalis, o Cael, o reconhecimento é a soma do comprometimento dos empregados da Companhia, da confiança das pessoas na Cesan, de uma governança corporativa arrojada e de investimentos robustos. “A história da Cesan precisa ser olhada com muito respeito, é uma empresa às vésperas de completar 54 anos, contudo, o Novo Marco Regulatório do Saneamento traz um novo cenário para o setor. Nos antecipamos, planejamos, executamos e os resultados estão chegando. Temos muito ainda a fazer e estamos prontos para transformar a realidade do saneamento no Estado. Esse prêmio para Vitória é o ponto de partida, o nosso compromisso com o Governo do Estado é fazer do Espírito Santo referência em saneamento”, enfatizou.

“Em 2019, revisitamos o planejamento da Cesan, fizemos todas as adequações necessárias e estamos colhendo os resultados. Os investimentos para este ano e para o próximo estão garantidos, o objetivo é que, para além da nossa Capital, as demais cidades capixabas também sejam exemplo para o País. Vitória é motivo de orgulho para todos nós!”, acrescentou Cael.

Os dados que registram a série histórica são extraídos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS), plataforma de indicadores do Ministério de Desenvolvimento Regional e apontam que o abastecimento de água chega a 94,2% da população, a coleta de esgoto atende a 81,3% dos habitantes e que 74,7% do volume do esgoto é tratado, ano de referência 2019. Em 2020, a atuação e os investimentos realizados em saneamento pela Cesan, elevaram Vitória em 22 posições no Ranking do Saneamento 2020, saindo da 59ª para a 37ª posição.

As informações que levaram a esse reconhecimento e a entrevista do diretor-presidente da Cesan, Cael Linhalis, estão disponíveis no endereço  https://www.tratabrasil.org.br/vitoria .

Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan

comunica@cesan.com.br

Desiery Marchini: +55 27 2127 5073

Charley Fernandes: +55 27 2127 5074