A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) vai utilizar, a partir de janeiro de 2009, na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Marcílio de Noronha, em Viana, o sistema de aeração por ar difuso. Essa tecnologia aumentará a eficiência na remoção de matéria orgânica do esgoto para um patamar superior a 90%, o que resultará num efluente mais limpo a ser lançado no rio Formate, em Viana e Cariacica. Rio Formate vai receber efluente mais limpo
Foram investidos R$ 220 mil no novo sistema, que vai ajudar na preservação do meio ambiente e beneficiar 20 mil moradores dos bairros Marcílio de Noronha e Industrial. Atualmente, a estação adota o sistema de aeração superficial com uma eficiência de aproximadamente 85% na remoção de matéria orgânica, o que evita o lançamento de cerca de 200,8 mil quilos de material orgânico por ano no rio Formate.
A ETE tem uma vazão de 15 litros por segundo, não permitindo o lançamento de 1,3 milhão de litros de esgoto por dia na natureza. O chefe da Divisão de Operação de Esgoto da Cesan, Fernando Baptista, afirmou que o sistema de aeração por ar difuso também minimiza a geração de odor durante o tratamento. Outro benefício será a economia no consumo de energia elétrica da estação, em média 11% ao mês, destacou.
Informações à imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
9962-3973 /2127-5073
Eric Lopes Menequini
2127-5076
comunica@cesan.com.br