Transparência
icon-transparencia

cesan_conecta_ldres_comunitros_pequena.jpg Mais de 150 líderes estiveram presentes na assinatura do convênio.A Cesan reuniu, nesta segunda (16), 150 líderes comunitários da Grande Vitória para a assinatura do convênio de doação de 500 computadores para o Centro de Democratização da Informática – CDI, que posteriormente repassará para associações de moradores. O projeto, chamado Cesan Conecta, visa reduzir a exclusão digital das comunidades atendidas pela companhia, por meio da destinação de computadores seminovos às organizações comunitárias.

A diretora de Relações com o Cliente da Cesan, Antonina Sily, destacou que, assim como o serviço essencial prestado pela companhia que é o fornecimento de água, o trabalho de expansão do tratamento do esgoto é fundamental para a saúde e o meio ambiente. Queremos estar próximos das comunidades, pois o resultado final passa por essa interação com todos, afirmou.

Representando os líderes, a presidente da Associação dos Amigos do Bairro Jesus de Nazareth, Maria Helena Pereira do Nascimento, agradeceu à Cesan pela iniciativa e ressaltou a importância dos computadores para as comunidades. Acho a iniciativa louvável pois na minha comunidade há muitos aposentados que poderão estudar por meio dos computadores doados, disse.

A A diretora da Cesan, Antonina Sily, assina o convênio com o presidente do CDI, Heriberto da Costa O coordenador geral da Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares do ES – Famopes, Tião Moura, completou dizendo que uma das dificuldades é fazer o registro histórico dos movimentos. O computador é uma ferramenta que vai colaborar naturalmente nesse resgate. Agradeço à Cesan por esta iniciativa, disse.

Os equipamentos, que seriam leiloados, irão para a sede do CDI que os deixará em condições de uso. As associações que se cadastraram vão receber 50% do total de máquinas. A outra metade será utilizada para os trabalhos internos do CDI nos Telecentros – locais com acesso gratuito à internet, e CDIs Comunidades – centros de aprendizagem da informática. Ambos atuam em comunidades de baixa renda ou em instituições para público especial (privados de liberdade, usuários de serviços de saúde mental, populações indígenas, etc.).

O presidente do Centro para Democratização da Informática, Heriberto Antonio Ramos da Costa, reafirmou o compromisso da entidade em levar cidadania às comunidades atendidas. O uso da informática como ferramenta de estudo tem sido muito bem-vinda nestes últimos anos. Outra observação é que muitos equipamentos que podem ser reaproveitados acabam virando lixo eletrônico, e esta iniciativa da Cesan mostra uma destinação mais inteligente. É um prazer ter a Cesan como parceira, afirmou.

O O diretor da Cesan, Anselmo Tozi, junto com outros diretores da companhia e representantes das comunidades O diretor de Meio Ambiente da Cesan, Anselmo Tozi, lembrou que a assinatura do convênio é cumprir com o anúncio da doação feito pelo presidente da Cesan, Neivaldo Bragato, durante 2º Encontro de Lideranças Comunitárias, promovido pela empresa e que contou com a participação de 200 lideranças, no dia 8 de novembro, em Vitória. A Cesan quer estar junto com os movimentos comunitários para ouvir e receber sugestões para que a empresa melhore sempre o que faz. A Tarifa Social é também uma forma de retorno da companhia, contribuindo para que 120 mil famílias tenham a cobrança fortemente subsidiada pelo governo, disse.

O evento contou ainda com a presença do diretor de Operação do Interior da Cesan, Carlos Martinelli, o presidente do Conselho Popular de Vitória, Robinho, representando o Conselho Comunitário de Vila Velha – CCVV, Israel Inácio da Costa, a Federação das Associações de Moradores da Serra – FAMES, Antonio Carlos Baiano, e a Federação dos Movimentos Populares de Viana – Femopovi, José Maria.

O Cesan Conecta tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento institucional das organizações comunitárias e não governamentais cadastradas pela companhia, manter um canal de comunicação com as lideranças dessas organizações e incrementar a divulgação de notícias da companhia nas comunidades atendidas pelo CDI.

Sobre o CDI

Pioneiro na inclusão digital na América Latina, o CDI é uma organização não governamental global, com sede no Brasil, e a missão de fortalecer comunidades de baixa renda através do uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs).

O trabalho do CDI já lhe rendeu o reconhecimento da sociedade brasileira e estrangeira, além de grandes organismos internacionais, como ONU, Unesco, Unicef, Fórum Econômico Internacional, Tech Museum, CNN, Time e Clinton Global Initiative, entre muitos outros.

Nos espaços CDI, a aprendizagem acontece através do contato entre educadores e educandos e é orientada para o livre fluxo de ideias. A ONG defende uma proposta pedagógica flexível, aberta à colaboração e construída coletivamente.

Assista à matéria na TV Cesan.

Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
2127-5071/9949-9990

Raquel d' Ávila
2127-5076/9909-7311
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade