Transparência
icon-transparencia
16/04/2008
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Paulo Hartung visita obras do Programa Águas Limpas

reservatrio_aras.jpg Reservatório de Araçás em Vila Velha. O governador Paulo Hartung visita, nesta quinta-feira (17), das 8h30 ao meio-dia, várias obras do Programa Águas Limpas que estão sendo executadas pela Cesan, acompanhado pelo presidente da empresa, Paulo Ruy Carnelli, secretários de Estado e técnicos da empresa.

O roteiro começa pelo reservatório do bairro Garoto, seguindo para o reservatório de Araçás e a Estação de Tratamento de Água de Caçaroca, em Vila Velha. Depois a comitiva seguirá para o reservatório de Pedreiras, em Santo Antônio – Vitória, concluindo com a visita às obras da Estação de Tratamento de Esgoto de Manguinhos, na Serra.

Em Vila Velha, estão sendo construídos dois centros de reservação de água: o do bairro Garoto e o de Araçás, além da ampliação do Sistema de Produção de Água de Caçaroca, na captação do rio Jucu. Os investimentos trarão melhorias significativas no abastecimento de água tratada para cerca de 270 mil habitantes.

As obras do reservatório Garoto estão divididas em duas etapas, com a construção de duas câmaras reservatrio_garoto.jpg Reservatório Garoto em Vila Velha.  com capacidade total para armazenar 10 milhões de litros de água. O sistema de reservação também contará com 1.700 metros de redes de água e um booster capaz de bombear 17 milhões de litros de água por dia.

O sistema de reservação de Araçás terá capacidade para armazenar 6,5 milhões de litros de água tratada. Também serão construídos 2,6 mil metros de redes de água para alimentar o reservatório e interligá-lo à rede de distribuição. O booster que compõe o sistema terá capacidade para bombear 18,4 milhões de litros de água por dia. O estoque de água dos reservatórios Garoto e Araçás vai aumentar o volume de água a ser distribuída nos momentos de pico de consumo em Vila Velha, melhorando a qualidade do abastecimento em toda a cidade.

O sistema de captação e tratamento de água do rio Jucu também está recebendo investimentos. As obras na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Caçaroca vão ampliar sua capacidade de produção diária de 17,3 milhões de litros para 33,9 milhões de litros de água tratada. O sistema será complementado por 4,2 mil metros de redes e duas elevatórias de água tratada.

Reservatório de Pedreiras
 
reservatrio_pedreiras_-_santo_antnio.jpg Reservatório Pedreiras – Santo Antônio – Vitória.Vitória será contemplada com a construção do centro de reservação de água de Pedreiras/Santo Antônio, composto de reservatório, elevatória e rede adutora, que vai beneficiar os moradores dos bairros Nova Palestina I e II, Ilha das Caieiras, Santo André, Redenção, Comdusa, Grande Vitória, Joana D'arc, São José, São Pedro, Santos Reis, Universitário e Estrelinha. O valor da obra é R$ 6,1 milhões.

Manguinhos e Bicanga

Em Manguinhos e Bicanga a população será atendida com um completo sistema de coleta e tratamento de esgoto construído pela Cesan. Até agora, já foram implantados 18 mil metros de redes, 681 ligações prediais e 5 mil de linhas de recalque. A estação de tratamento de esgoto está em construção, além de quatro elevatórias.

O sistema também vai atender Jardim Limoeiro e adjacências, Chácara Parreiral, Camará, Novo Horizonte, Carapebus e Cidade Continental. A previsão é que a primeira etapa do projeto, no valor de R$ 10,8 milhões, seja concluída até maio de 2008. Já a segunda etapa está em estudo e depende de captação de recursos.

O sistema de esgotamento sanitário de Manguinhos e Bicanga será composto de ligações prediais, rede coletora, elevatórias de esgoto bruto e linhas de recalque, estação de tratamento de esgoto e lançamento final do esgoto tratado. A população beneficiada será de 66 mil habitantes, dos quais 17 mil na região de Manguinhos. Estão sendo construídas redes coletoras com extensão total de 20 mil metros.

Serão implantadas 05 estações elevatórias com um total de 5.378 metros de linhas de recalque que encaminharão todo esgoto coletado até a estação de tratamento de esgoto, que terá capacidade de tratar 110 litros/segundo na 1ª Etapa.

Informações Adicionais
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
Tels: 2127-5073/ 9962-3973
Almir Casagrande
2127-5075
comunica@cesan.com.br



icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade