No primeiro mês à frente dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, a parceria público-privada entre a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e Ambiental Cariacica deu início a várias ações para avançar nos trabalhos rumo à universalização do esgoto, que irá beneficiar mais de 402 mil pessoas nos municípios de Cariacica e Viana. Ao longo dos primeiros 30 dias de trabalho na cidade, equipes da empresa foram a campo realizar desentupimentos na rede de esgoto, melhorias em infraestrutura, mapeamento do sistema, além de reparo e manutenção no sistema de esgotamento.
Sobre o primeiro mês de atuação da PPP, o diretor-presidente da Cesan, Carlos Aurélio Linhalis (Cael), destaca que o município é uma das prioridades da companhia. “Cariacica integra a Região Metropolitana e metade da população ainda não tem serviço de coleta e tratamento de esgoto, isso representa quase 200 mil pessoas. Com a PPP vamos dar agilidade às obras para que os moradores comecem a ser atendidos com serviços sanitários. Saneamento básico é uma forma de inclusão social, dá dignidade às pessoas, reduz os problemas de saúde e gera ganhos econômicos para a cidade”, ressalta.
Apenas no mês de abril, foram executados pelas equipes da Ambiental Cariacica 1.017 serviços, incluindo 816 desentupimento de redes coletoras em virtude de lixo que é lançado no sistema, além de 168 obras de manutenção e melhorias nas redes de coleta de esgoto e construção de 33 novas ligações de esgoto.
Quinze estruturas, entre Estações de Tratamento de Esgoto e Estações Elevatórias, já começaram a receber melhorias para que possam melhorar seu funcionamento, incluindo reparos elétricos, mecânicos e conservação geral. Investimentos em modernização das estações também já foram iniciados como a substituição de sopradores na ETE Bandeirantes, o que irá garantir mais eficiência no tratamento do esgoto e uso mais eficiente da energia elétrica.
Além das melhorias nas estações de tratamento e bombeamento, foram realizadas aproximadamente 820 análises laboratoriais para controle da eficiência do tratamento do esgoto nas Estações, ações de mapeamento e vistoria do sistema para propiciar um planejamento adequado das obras de ampliação do sistema.
“Estamos atuando intensamente para entregar ao município resultados positivos nesses primeiros anos. Serão investidos R$ 829 milhões ao longo dos 30 anos de contrato, sendo que aproximadamente R$ 122 milhões desse total serão aplicados nos primeiros cinco anos. O investimento vai dobrar a cobertura do serviço que hoje atende cerca de 48% da população do município, e a universalização será alcançada em 2030, com o índice de 95% de cobertura”, pontua Justino Brunelli, diretor-presidente da Ambiental Cariacica.
A equipe de Responsabilidade Social da concessionária está realizando visitas técnicas nos bairros, atuando na conscientização sobre a importância da coleta e tratamento. Nesse sentido, também foi iniciada a aproximação com as associações de bairro e lideranças comunitárias para entender melhor a realidade da população dos locais atendidos pela parceria público-privada, de forma a identificar pontualmente as demandas dos bairros.
Os números relativos ao primeiro mês de trabalho são resultado de mais uma parceria público-privada (PPP), entendida como um contrato administrativo entre o poder público – neste caso a Cesan – e uma empresa privada de prestação de serviços – neste caso a Ambiental Cariacica. Por meio dessa forma de contratação, a iniciativa privada contribui para o desenvolvimento do setor, mas o Estado continua sendo o dono dos bens e prestando contas à população.
Primeiro mês da Ambiental Cariacica em números
- 017 serviços executados
- 865 hidrômetros substituídos
- 15 estações de tratamento e bombeamento receberam melhorias
- 729 vistorias de situação de ligação de esgoto
- 820 análises laboratoriais
Bairros atendidos em Cariacica:
Alto Boa Vista, Alto Lage, Antonio F Borges, Bandeirantes, Bela Aurora, Bela Vista, Boa Sorte, Caçaroca, Campina Grande, Campo Belo, Campo Grande, Campo Verde, Cariacica Sede, Castelo Branco, Cruzeiro do Sul, Dom Bosco, Expedito, Flexal I, Flexal II, Grauna, Itacibá, Itanguá, Itapemirim, Itaquari, Jardim América, Jardim Botânico, Jardim de Alah, Maracanã, Morada De Santa Fé, Mucuri, Nova América, Nova Brasília, Nova Canaã, Nova Esperança, Nova Rosa da Penha, Nova Valverde, Novo Horizonte, Operário, Oriente, Padre Gabriel, Padre Mathias, Parque Gramado, Planeta, Porto de Cariacica, Porto de Santana, Porto Novo, Presidente Médici, Retiro Saudoso, Rio Branco, Rio Marinho, Rosa da Penha, Santa Barbara, Santa Cecilia, Santa Luzia, Santana, Santo André, São Benedito, São Conrado, São Francisco, São Geraldo, São Geraldo II, Sotelândia, Sotema, Tabajara, Tiradentes, Vale Esperança, Valparaiso, Vasco da Gama, Vera Cruz, Vila Capixaba, Vila Independência, Vila Isabel, Vila Palestina, Vila Prudêncio, Vista Linda e Vista Mar.