Entre 10 meses e um ano, a Cesan terá as suas contas equilibradas. Esta expectativa foi passada pelo diretor-presidente da Cesan, Paulo Ruy Valim Carnelli, durante entrevista coletiva, concedida nesta quinta-feira (20), no escritório central da empresa.
Para alcançar a meta, a dívida da Cesan de aproximadamente R$ 21,5 milhões deverá ser paga de forma escalonada, visto que, a empresa arrecada mensalmente cerca de R$ 15 milhões e suas despesas chegam próximas a este montante. ”Foram sete anos de sucessivos de prejuízos”, ressaltou Paulo Ruy.
Na empresa, entre as medidas tomadas pela atual administração estão a revisão de todos os contratos como vigilância, limpeza, informática, locação de automóveis e compras de uma maneira geral. “Para quitar os débitos a Cesan está negociando, ainda, os pagamentos com os fornecedores, mostrando a situação da empresa e estabelecendo prazos”, comentou o presidente.
No setor pessoal, também foi reduzido o número de contratados e de estagiários. Durante a coletiva, no entanto, Paulo Ruy, defendeu a necessidade de um concurso público para a Cesan.
A dívida da Cesan foi decorrente, segundo Paulo Ruy, de gastos sem qualidade, que não deram o retorno adequado: “Foram elaborados projetos sem a previsão para término, em detrimento a obras como melhorias em Estações de Tratamento de Água, por exemplo”.
Inadimplência
A atual administração também pretende reduzir a inadimplência, que em 2002 teve uma média de aproximadamente 14%. Para reverter o processo, a empresa adotará medidas como a cobrança através de notificação e suspensão do fornecimento, novo contrato de cobrança na modalidade de risco, cobrança de órgãos públicos e ações judiciais para cobrança de débitos.
Os principais motivos para a inadimplência foram o crescimento desordenado da periferia da Grande Vitória, débito dos órgãos públicos, contrato de cobrança de taxa casada de lixo e métodos de cobrança ultrapassados.
Perdas
As perdas, ocorridas com vazamentos, hidrometração, não hidrometração, desvio, roubo e perdas comerciais também trazem prejuízos para a Cesan. Do volume de água produzida pela empresa de saneamento, cerca de 40% não é cobrado. A meta é reduzir as perdas para apenas 30%. Na Grande Vitória, são gerados 5.800 litros por segundo de água.
A produção de água é suficiente para atender, até 2020, 95% dos moradores dos 52 municípios atendidos pela Cesan. A prioridade de sua administração, segundo Paulo Ruy, é priorizar o atendimento em locais considerados como ponta de redes e as partes altas.
Municípios
A Cesan também pretende ter uma nova relação com os municípios, onde tem a concessão dos serviços. “Vamos ter transparência, governar junto com as prefeituras. Em contrapartida, haverá cautela com as demandas: o que ficou anos estocado não será resolvido de uma hora para outra. O ideal é que a Cesan e Prefeituras formulem uma proposta conjunta para o saneamento”, comentou Paulo Ruy.
Em 2002, a Cesan realizou 418.603 ligações de água e outras 71.866 de esgoto nos imóveis atendidos pela empresa no Estado.
Como o cliente pode quitar seu débito junto a Cesan
– Procurar as lojas de atendimento ao cliente de seu município ou ligar para o telefone 0800-2839195 e solicitar seu extrato de débito;
– Parcelar o débito pendente;
– Solicitar 2ª via de suas contas em débito via Internet, no site da Cesan (www.cesan.com.br)
– Pagar na rede bancária conveniada ou agentes alternativos (loterias, farmácias, etc.)
Vitória, 20 de fevereiro de 2003
Assessoria de Imprensa