Transparência
icon-transparencia
02/10/2011
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Presidente da Cesan e empregados participam de passeio ciclístico em favor da preservação de florestas

passeio_ciclistico_florestas_dante_michelini_pequena.jpg

O presidente da Cesan, Neivaldo Bragato, e alguns empregados participaram, na manhã deste domingo (02), do passeio ciclístico do Ano Internacional das Florestas – Florestas do ES. Segundo Bragato, todo evento que visa chamar a atenção para a preservação das florestas é fundamental, porque delas depende a existência do planeta.

Esse passeio ciclístico é um reforço na luta pela conscientização a respeito da necessidade de preservação das florestas. Vivemos um momento em que reflorestar é vital e isso tem tudo a ver com a água, com nossos rios, com a Cesan. Se cuidarmos da vegetação, nossos rios serão preservados para abastecer a população, destacou. A Cesan participa do evento como patrocinadora. 



neivaldo_bragato_e_a_esposa_no_passeio_ciclstico_pequena.jpgO momento de lazer e saúde para toda a família teve início na Praça do Papa, em Vitória, e seguiu até a Avenida Dante Michelini, próximo à Avenida Adalberto Simão Nader, passando pelas Avenidas Nossa Senhora dos Navegantes e Saturnino de Brito. As ruas e avenidas foram parcialmente bloqueadas, para dar maior segurança aos participantes e a organização disponibilizou um carro de apoio. A organização do evento contabilizou a participação de cerca de 270 pessoas.

O engenheiro agrônomo da Cesan, Luciano Firme, levou o filho João Gabriel, de três anos, para o evento. Acho interessante essa iniciativa para a conscientização da população. Preservar as florestas é preservar esse bem tão precioso, que é a água, explicou.



os_empregados_da_cesan_luciano_firme_e_geanine_girondoli_com_os_filhos_pequena.jpg


















Os empregados da Cesan, Luciano Firme e Geanine Girondoli, com os filhos no passeio. 


A técnica em sistemas de saneamento da Cesan, Geanine Girondoli, também levou os três filhos, Murilo, Ana Clara e Ayres Vinícius, para curtir o passeio. Na opinião dela, o evento é bom para despertar, sobretudo nos mais jovens, o interesse pelo tema e, dessa forma, mudar o comportamento deles em relação ao meio ambiente, contribuindo para a conservação das florestas. 

Os ciclistas foram acompanhados por um mini trio elétrico durante todo o percurso de 5 km. Para refrescar e tornar o passeio mais agradável foi disponibilizada água mineral aos inscritos na largada, durante o percurso e no final. Na chegada, foram entregues aos participantes inscritos kits hidratação, com suco, fruta e barra cereal.

E como a reciclagem também é imprescindível para a preservação, os primeiros 500 inscritos que doaram óleo de fritura usado, equipamentos de informática (exceto monitor), equipamentos de telefonia e garrafas PET receberam uma camiseta do passeio, antes da largada.

Plantio de mudas

No final do percurso, foram comercializadas camisas alusivas à preservação das florestas capixabas, que fazem parte da campanha promocional do projeto e já estão disponíveis no site http://www.florestasdoes.com.br/. Cada camiseta comemorativa do Ano Internacional das Florestas vendida será revertida em 10 mudas de árvores nativas que serão utilizada na recuperação de áreas de Reserva Legal do Assentamento Boa Vista, situado no município de Ecoporanga – ES, que atende 57 famílias de agricultores (cerca de 230 pessoas).

O Ano Internacional das Florestas foi definido pela ONU, em Assembléia Geral de 2011. A iniciativa tem como principal objetivo esclarecer, em todo o mundo, a importância das florestas e de seu manejo sustentável na redução da pobreza.

Hábitos simples

O passeio faz parte de um projeto do Ano Internacional das Florestas, que conta com diversas atividades até dezembro, no âmbito local. Juntos na causa estão a Cesan, Fibria, Vale e ArcelorMittal Tubarão e apoio do movimento Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.

O objetivo da campanha é colaborar com a construção de uma consciência coletiva que incentive a adoção de hábitos capazes de auxiliar a preservação das florestas do estado. Outra ação que faz parte do projeto é uma campanha promocional de camisas alusivas à preservação das florestas capixabas: Eu contribuo com a sustentabilidade das florestas do estado. A ação começou no dia 15 de setembro, com vendas no hotsite
http://www.florestasdoes.com.br/.

Seminários

Com devida relevância à temática, está sendo realizado um ciclo de três palestras, sendo uma em Vitória e outras duas em cidades do norte e do sul do estado com o seguinte tema geral Meio ambiente sustentável: florestas. A proposta é uma discussão sobre a sustentabilidade das florestas e o papel do homem na preservação e conservação deste ecossistema, sob os aspectos ecológico, social e econômico. 

A primeira palestra aconteceu em Vitória, no dia 27 de setembro, com o professor da USP, Ricardo Abramovay. O tema Floresta sustentável e consumo consciente, abordou como os hábitos de consumo do cidadão impactam na preservação ou destruição das florestas. 

As palestras seguintes, continuarão com o foco na preservação e no dia 19 de outubro, em São Mateus, será debatido o tema A importância das florestas. Fechando o ciclo de palestras, no dia 9 de novembro será realizado no sul do estado um debate sobre Recuperação Florestal. 

Os seminários têm como objetivo debater a gestão participativa do governo, com o envolvimento da sociedade, para a discussão e elaboração de seu plano de ação, assim como apresentar e discutir ações e obras capazes de preservar a utilização sustentável desse ecossistema. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site
http://www.florestasdoes.com.br/

Selo da ONU

Pela sua importância na defesa do meio ambiente, o projeto que será realizado no Espírito Santo recebeu a aprovação da ONU para usar o logotipo oficial da campanha. A marca tem como tema Florestas para o Povo, destacando o papel fundamental das pessoas na gestão, conservação e exploração sustentável das florestas do mundo. O uso do logotipo oficial dá ainda mais destaque e importância ao projeto.

A iniciativa da ONU pretende auxiliar a mobilização da comunidade mundial a se juntar e trabalhar com o Governo, organizações internacionais e grupos para assegurar que as florestas sejam manejadas de modo sustentável.

Próximos Seminários

19/10 – NORTE
TEMA: A importância das florestas 
09/11 – SUL 
TEMA: Recuperação Florestal 

Campanha promocional de camisas

Data: 15/09 a 30/11
Valor: R$ 50,00 
Cada camiseta vendida reverterá em mudas de árvores que serão repassadas ao projeto de Reserva Legal do Assentamento Boa Vista, em Ecoporanga – ES. 
Compras pelo site: 
http://www.florestasdoes.com.br/ 

Informações ao cliente

 115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone.

Informações à Imprensa
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan

Márcia Brito 
2127-5071/9949-9990
Almir Casagrande
2127-5077
Plantão (finais de semana) – 9822-8612
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade