Bragato recebe a medalha e o certificado. O presidente da Cesan, Neivaldo Bragato, recebeu, na noite desta quinta-feira (09), a medalha de mérito de defesa do Meio Ambiente Roberto Anselmo Kautsky junto com 14 personalidades que contribuíram de alguma forma na defesa do meio ambiente, buscando soluções sustentáveis compatíveis com as necessidades de manutenção da qualidade social e ambiental da cidade de Vitória.
A entrega foi durante a sessão solene em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente na Câmara Municipal de Vitória (CMV). O evento, que aconteceu no Plenário da CMV e contou com a apresentação do Coral das Águas, foi proposto pelos vereadores Esmael Almeida e Serjão Magalhães.
Em seus 86 anos de vida, Roberto Kautsky, o Senhor das Orquídeas,se dedicou às pesquisas e descobertas de centenas de espécies de plantas. Kautsky é considerado o mais respeitado orquidófilo do mundo. Kautsky, por meio do Instituto que criou, promove atividades de educação ambiental. Nós, na Cesan, também desenvolvemos projetos que têm como meta educar ambientalmente crianças e adultos, afirmou o presidente da empresa, Neivaldo Bragato.
Bragato afirma que recebeu a medalha de Mérito de Defesa do Meio Ambiente Roberto Anselmo Kautsky com muito orgulho e com a responsabilidade e o compromisso de trabalhar para que os diferentes públicos, clientes da empresa, tenham consciência do uso sustentável dos recursos naturais disponíveis. Esta consciência, aliada a um desenvolvimento planejado, ajudará a humanidade a conter a degradação ambiental, ressaltou.
A sessão foi aberta com uma apresentação do Coral das Águas, da Cesan, regido pelo maestro Carlos Roberto Berto. Em seguida, foi composta a mesa de honra. Além dos proponentes, foi formada por: Reinaldo Bolão (PT), presidente da CMV; Paulo Ruy, secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Cláudio Vereza (PT), deputado estadual; Sueli Tonini, secretária municipal de Meio Ambiente; e Roberto Kautsky Filho, representando o botânico e ecologista homenageado com o nome da Medalha. Também compôs a mesa o engenheiro florestal e professor universitário Luiz Fernando Schettino, palestrante convidado para o evento.
Na abertura da sessão solene, o presidente da CMV Reinaldo Bolão saudou a todos, em especial aos homenageados, e afirmou que o momento era de reflexão. A preservação ambiental é uma questão fundamental para a humanidade e todos devem participar com pequenos ou com grandes gestos. É um problema que nos afeta a todos, disse ele.
Em seguida, o vereador Serjão Magalhães disse que o momento era de festejar e planejar o futuro. Vemos que a Prefeitura está retomando seu crescimento e estamos otimistas. Isto será positivo para Vitoria e temos nos empenhado para trabalhar voltados para a questão ambiental.
O vereador Esmael Almeida, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, disse que estava muito emocionado com a primeira vez que a medalha de mérito de Defesa do Meio Ambiente Roberto Anselmo Kautsky era entregue. Propusemos a criação desta honraria e fomos apoiados por unanimidade nesta Casa de Leis. Em seu discurso, o vereador abordou sua preocupação com o que estamos deixando para nossos descendentes. Vitória evoluiu muito, mas há barreiras a vencer.
Palestras
Ainda durante a sessão, foi ministrada a palestra Sustentabilidade: O Caminho do Futuro pelo professor Luiz Fernando Schettino, engenheiro florestal e doutor em Ciência Florestal. Ele também foi um dos homenageados.
O palestrante da noite, professor Luiz Fernando Schettino, fez uma intervenção focada na responsabilidade da humanidade com a preservação ambiental. Precisamos de um novo olhar para o tema da educação ambiental, resumiu. Independente de nossas crenças temos que buscar, com o que a ciência nos oferece, condições para que a humanidade mantenha um ambiente sadio para que o homem tenha qualidade de vida.
Roberto Kautsky Filho fez um discurso breve, onde agradeceu à Câmara pela homenagem prestada a seu pai com a criação de uma medalha que leva seu nome e que é dedicada a personalidades que se destacaram na preservação ambiental. Esta é uma forma de comprovar que as sementes que ele plantou há mais de 70 anos estão ajudando a fortalecer o meio ambiente.
Após a entrega das honrarias, o deputado estadual Cláudio Vereza agradeceu em nome dos homenageados. Recebo com muito carinho esta medalha. Todos aqui estamos preocupados com a destruição do planeta e diante do desafio de proteger o meio ambiente, disse o deputado.
Confira o nome dos homenageados:
Almir Bressan Júnior
Associação Vila-Velhense de Proteção Ambiental (Avidepa)
Cláudio Vereza
Ecossistemas Mareinhos do Espírito Santo (Ecomares)
Edson Valpassos Reuter Mota
Eduardo Cassius de Souza Amaral
Geruza Maria Ferrari
Luiz Fernando Schettino
Nelvaldo Bragato
Paulo Roberto Monteiro Esteves
Paulo Ruy
Projeto Tamar-ICM Bio
Roberto Avelar França
Sueli Tonini
Willis de Faria
Informações à imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
9949-9990
Almir Casagrande
2127-5077
comunica@cesan.com.br
www.cesan.com.br
Departamento de Comunicação da CMV
Diretora: Taís Hirschmann
Jornalistas: Fátima Pittella e Mágda Carvalho
Assistente administrativo: Dalila Lima
Estagiários: Fernanda Batista e Will Morais
Telefones: 3334-4650 e 3334-4626
E-mail: cmvcomunicacao@gmail.com