Transparência
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24/03/2005
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Procura nos escritórios de atendimento da Cesan para quitar dívidas aumenta 74%

A Cesan obteve um acréscimo de 74% nos últimos três meses no número de clientes que procuraram os escritórios de atendimento para quitar ou parcelar as dívidas, em relação ao mesmo período de 2003/2004. O número de clientes que regularizaram a situação com a empresa passa dos 64 mil. O balanço positivo ocorreu devido à campanha de incentivo à recuperação de créditos, que teve início em novembro do ano passado. Segundo o Gerente Comercial da empresa, Sebastião Fortes, o valor negociado até 15 de fevereiro deste ano foi de R$18,4 milhões. Deste montante, entre entrada de parcelamento e pagamento à vista, a Companhia recolheu R$ 4,3 milhões. Já o valor dos pagamentos a prazo passa dos R$10 milhões. Sebastião informou ainda que a campanha continua até o final de abril para os clientes com débitos anteriores a junho de 2004. A partir desta data quem não regularizou sua situação de débito com a empresa poderá ter seu abastecimento suspenso. A Cesan pretende chegar, no prazo de um ano, a um percentual de 8% de inadimplentes. Hoje, a inadimplência passa dos 14% e está concentrada no consumidor residencial, em sua maioria moradores da periferia da Grande Vitória. O saldo de contas a receber é de R$60 milhões. Investimento em obras O objetivo da campanha é aumentar a arrecadação e melhorar o equilíbrio financeiro da Cesan, propiciando mais recursos para investimentos em obras, que vão melhorar o abastecimento de água e ampliar os serviços de esgotamento sanitário. Entre as ações realizadas pela campanha de incentivo à recuperação de créditos destacam-se o reforço no número de atendentes nos escritórios, o atendimento por telefone 0800 283 9195, unidades volantes Bandes/Cesan para atendimento nos bairros, mala direta com Carta Proposta/Notificação de Débito pagável, mobilização de todos os agentes arrecadadores para receber as propostas dos clientes e campanhas publicitárias. De acordo com uma análise feita pela Cesan, entre os principais motivos da inadimplência estão a cobrança da taxa de lixo nas contas de água (Vila Velha, Cariacica e Serra) feita em anos anteriores e a ineficiência dos últimos contratos de corte/religação. Serviço A Campanha de Incentivo à Recuperação de Créditos oferece muitas facilidades para que os clientes possam quitar seus débitos. Para as pessoas que efetuarem o pagamento dos débitos à vista, os descontos variam de 20% a 50%, sem juros e multas. Já os clientes de baixa renda, poderão optar pelo parcelamento em até 36 vezes, com ou sem entrada, sem juros, multas ou correções futuras. Para os demais clientes, o parcelamento das contas poderá ser feito em até 24 vezes, também sem juros, multas, mas com correções futuras.
A Cesan obteve um acréscimo de 74% nos últimos três meses no número de clientes que procuraram os escritórios de atendimento para quitar ou parcelar as dívidas, em relação ao mesmo período de 2003/2004. O número de clientes que regularizaram a situação com a empresa passa dos 64 mil. O balanço positivo ocorreu devido à campanha de incentivo à recuperação de créditos, que teve início em novembro do ano passado.
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