Transparência
icon-transparencia

viiseminarionacional.jpg Luciano Firme, analista ambiental, está no balcão da empresa dando informações sobre o projeto. A analista ambiental da Cesan, Fátima Lima, apresentou o Projeto Critérios de Uso e Manejo, Agrícola e Florestal, do Lodo de Estação de Tratamento, desenvolvido em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), na tarde desta sexta-feira (05), no VII Seminário Nacional e VI Workshop Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O encontro aconteceu no Hotel Golden Tulip, em Vitória.

No balcão da empresa montado no local do evento, o analista ambiental da Cesan, engenheiro agrônomo Luciano Firme, fornece explicações sobre o projeto aos visitantes. O diretor de Meio Ambiente da Cesan, Anselmo Tozi, participou, nesta quinta-feira (04), da abertura do Seminário Nacional, junto com a presidente do Instituto IDEIAS, Teresa Romero, o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Paulo Ruy Valim Carnelli e o diretor do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Aladim Cerqueira.

Este ano, com o tema principal Impactos do Novo Marco Legal e as Novas Tecnologias para a solução de Resíduos, o evento objetiva promover o debate sobre a situação dos resíduos sólidos no Espírito Santo em consonância com o panorama nacional e internacional, além da discussão e exposição de soluções viáveis para esta questão, e contribuir para o aperfeiçoamento de técnicas, metodologias e formas de tratamento dos resíduos sólidos.

O evento objetiva, também, promover e incentivar o debate sobre a recém promulgada Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, e sua Regulamentação, bem como apresentar os avanços do Programa Capixaba de Materiais Reaproveitáveis – PCMR.

O encontro foi realizado pelo Instituto IDEIAS, Organização da Sociedade Civil e Interesse Público, em parceria com o Iema e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo – Sebrae/ES. O valor arrecadado com as inscrições será doado para uma instituição de caridade do Espírito Santo.

O lodo é considerado um valioso adubo orgânico e proporciona diversos benefícios, como o fornecimento de nutrientes para as plantas, o aumento do teor de alguns micronutrientes essenciais, o aumento da capacidade de retenção de água e uma melhor estruturação do solo pela presença de matéria orgânica.

Resultados

O projeto sobre o uso do lodo na agricultura começou em outubro de 2007 e é resultado de um convênio de cooperação técnico-financeira entre a Cesan e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Os resultados mostraram que o manejo do biossólido requer, para o agricultor, equipamentos simples de proteção individual. O seu potencial de contaminação é menor do que o de outros adubos orgânicos. O projeto Uso do lodo de esgoto na adubação de fruteiras foi premiado durante o Inoves 2009, na categoria Inovação Tecnológica.

Informações ao cliente
115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone.

Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
2127-5071/9949-9990
Almir Casagrande
2127-5077
Plantão (finais de semana) – 9822-8612
Texto: Mayara Sutil
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade