As crianças precisam crescer com uma cultura de conservação do planeta, dessa maneira elas poderão se tornar agentes multiplicadores das informações sobre o valor do meio ambiente. Pensando assim, a Cesan desenvolveu, através da Divisão de Educação Ambiental, o Projeto Brincando e Aprendendo, que acontecerá pela primeira vez em 23 de novembro, com alunos da Escola Municipal de Parati, em Anchieta.
O objetivo do “Brincando e Aprendendo” é sensibilizar de forma lúdica os alunos da educação infantil até a 4ª série sobre a importância e a necessidade do saneamento ambiental na melhoria da qualidade de vida da população. A proposta do projeto é atender crianças tanto de escolas da rede pública quanto particular.
Segundo o chefe de Divisão de Educação Ambiental, Solimar Mendonça, o projeto surgiu devido a uma necessidade de sensibilização das crianças com relação aos temas ligados ao meio ambiente, como esgoto doméstico, saneamento, recursos hídricos e uso e conservação da água. “A idéia é usar com as crianças uma linguagem clara e objetiva, além de materiais didáticos adequados a essa faixa etária, facilitando assim o processo de aprendizagem”, diz.
As atividades serão desenvolvidas sob orientação da técnica Ednalva Moreira Lemos e das estagiárias Verônica Nascimento Feu e Sabrina Kelly Barbosa.
“Todas as ações acontecerão de forma lúdica, através de jogos e vídeos educativos, cartilhas, material didático pedagógico, desenhos, confecção de cartazes e oficina de pintura”, comenta Ednalva. O projeto visa ainda expor os trabalhos produzidos pelas crianças.
As crianças precisam crescer com uma cultura de conservação do planeta, dessa maneira elas poderão se tornar agentes multiplicadores das informações sobre o valor do meio ambiente. Pensando assim, a Cesan desenvolveu, através da Divisão de Educação Ambiental, o Projeto Brincando e Aprendendo, que aconteceu pela primeira vez com alunos da Escola Municipal de Parati, em Anchieta.