Pescadores, pedestres, desportistas, turistas e até os enamorados que frequentam o píer da Enseada da Praia, atrás de um shopping próximo à 3ª Ponte, vão notar que o local ficou bem mais agradável. Mais de 20 mil litros de esgoto deixarão de ser lançados no mar daquela região.
Na última quinta (1), a Cesan realizou a ligação de esgoto dos quiosques da orla à rede de coleta e tratamento da Companhia, contribuindo para a despoluição. O esgoto produzido por esses imóveis era lançado sem tratamento na galeria de drenagem pluvial, desaguando próximo ao píer. O esgoto coletado será tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mulembá.
Segundo a presidente da Cesan, Denise Cadete, outras nove intervenções foram feitas em 2015 na Grande Vitória. “No total 15,5 milhões de litros de esgoto deixarão de poluir por dia a baía de Vitória ou um rio ou um canal, como o da Costa. Além disso, para cada real investido em tratamento de esgoto, quatro deixam de serem gastos com saúde”, afirmou.
Em Vitória, 89% da população tem rede de esgoto disponível, o que corresponde a 274 mil pessoas, e 67% estão ligados à rede. Por mês, a Cesan trata 1,2 bilhão de litros de esgoto produzidos no município.
Abaixo as interligações que foram realizadas:
Vitória
Quiosques Curva da Jurema
Morros Bairro São José e Santa Helena
Morro Jesus de Nazareth
Morro Romão e Cruzamento
SES Grande Vitória e São Pedro
Cariacica
Castelo Branco
Vila Velha
Etapas de Itaparica (3ª / 6ª / 7ª)
Serra
Manguinhos (pronto fim do ano)
Carapina Grande (pronto do fim do ano)
Serra Sede