O município de Santa Teresa, localizado na região serrana do Estado, é destino de muitos turistas à procura de belas paisagens, manifestações culturais, festivais, comida típica e o frio. A cidade sede, que carrega o nome do município, possui um forte apelo turístico e acolhe todos que a visitam. Por isso, o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Companhia Espirito Santense de Saneamento (Cesan), investe neste potencial e entregou recentemente à população as obras de ampliação e melhorias no sistema de abastecimento da sede.
O investimento de R$ 3,3 milhões reforçou o fornecimento de água da sede de Santa Teresa para 40 l/s (litros por segundo), visando atender a demanda crescente do local. Cerca de oito mil moradores da sede do município foram beneficiados. Foram construídos cerca de dez mil metros de rede de água, cinco mil metros de adutora, uma elevatória (bomba) de água bruta e um reservatório com capacidade para armazenar 500 mil litros de água. Além da ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de 30 l/s para 54 l/s.
De acordo com o gestor da Divisão Serrana, Vanderlei Silva de Andrade, o principal foco do investimento foi dar segurança no fornecimento de água à população principalmente nos períodos de escassez de água em grandes eventos turísticos e aos turistas.
“Além de ampliar a ETA e implantar a nova captação, também inserimos um novo reservatório com capacidade de 500 mil litros. Isso ampliou a capacidade de reserva que antes era de 300 mil litros para os atuais 800 mil litros, um aumento de aproximadamente 170%”, conta.
A conclusão das obras trouxe vantagens para os moradores locais e visitantes, entre elas a diminuição de pessoas expostas a intervenções do sistema, como explica ele. “Com a cidade dividida em setores, uma intervenção em determinada rua ou bairro atingirá somente os moradores deste setor e não mais a cidade inteira”, esclarece.
Vanderlei relata que, por Santa Teresa ser uma cidade turística, possuir pontos antigos e ruas estreitas, as obras foram feitas cautelosamente para não danificar as marcas tradicionais do local.
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