Transparência
icon-transparencia
14/11/2007
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Seca prolongada leva Cesan a fazer campanha de economia de água

Diante da seca prolongada que atinge o Espírito Santo, onde há quase dez meses não chove nos índices normais para o período, a Cesan lançou uma campanha em que dá dicas de economia de água para a população. Ela está sendo veiculada em emissoras de rádio e de televisão em todo o estado.
“A seca no Espírito Santo está sendo longa este ano e os rios estão com seus níveis abaixo do normal. Então fique atento às dicas de economia de água: feche a torneira enquanto ensaboa as louças e roupas, ou escova os dentes. Só abra novamente quando for enxaguar. Evite descargas longas e banhos demorados e feche a torneira enquanto se ensaboa. Lembre-se que o banheiro representa em média 60% do consumo de água de uma casa. Com atitudes simples você economiza água e colabora para que ela não falte”, diz o texto da campanha.

Abastecimento afetado

Os efeitos da estiagem têm sido sentidos em alguns dos 52 municípios atendidos pela Cesan. A vazão do córrego que abastece a sede do município de Vila Valério, por exemplo, foi reduzida em mais de 50%, o que obrigou a empresa a fazer o bombeamento de água de um manancial que fica a 11 quilômetros de distância.

Em Guarapari, uma adutora que há 10 anos não precisava ser utilizada teve que ser reativada para trazer água do Rio Benevente, já que os rios Conceição e Jabuti, que normalmente abastecem o balneário, tiveram uma diminuição de 57% em seu volume de água.

Pedro Canário, extremo norte do Estado, também apresentou dificuldades no abastecimento, pois o Rio Itaúnas teve redução em sua lâmina dágua. D
esde que a seca começou a persistir, foi intensificado o monitoramento dos rios onde a Cesan capta água para atender a população das cidades de Água Doce do Norte, Pinheiros, Vila Pavão, Nova Venécia e Braço do Rio (Conceição da Barra), os quais apresentaram sinais de redução na vazão.

Segundo o engenheiro da Cesan, Celso Caus, que também é membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, o problema só não está pior em Mucurici, Vinhático e Montanha porque no passado foram feitas ações, como construção de barragens, nessas localidades.


icon23.png Clique e faça download do vídeo da campanha



Informações Adicionais:

Assessoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
Tels: 2127-5073 / 9962-3973

José Maria Souza
Tels: 9946-4066 / 9942-7927
josemaria.souza@cesan.com.br
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade