No próximo ano, as empresas de saneamento básico público do Brasil poderão se candidatar a um certificado nacional de qualidade. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (30), pelo secretário nacional de saneamento, Abelardo de Oliveira Filho, durante a VII Cerimônia Nacional de entrega do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS (www.pnqs.com.br)), promovido pela Cesan e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).
“Os premiados poderão pleitear a conquista do certificado na busca da eficiência e excelência de seus serviços”, comentou o secretário, que representou o Ministro das Cidades, Olívio Dutra. Abelardo explicou que o certificado foi aprovado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e que, agora, está na fase de estabelecimento dos critérios a serem adotados.
O evento, realizado no Centro de Convenções de Vitória, reuniu, além do vice-governador, Lelo Coimbra e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Infra-Estrutura e dos Transportes, Rita Camata, as maiores autoridades ligadas ao setor no país, como representantes da Agência Nacional das Águas (ANA), Empresas de Saneamento Básico Estaduais (AESBE) e a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE) e presidentes de companhias de saneamento.
Pela sexta vez consecutiva, a Cesan foi uma das premiadas na cerimônia, desta vez com o sistema de abastecimento de água de Fundão. Anteriormente, a Companhia de Saneamento do Espírito Santo conquistou o prêmio, o maior prêmio de qualidade em saneamento do mundo, com os sistemas de São Gabriel da Palha e Santa Maria, em 1999; Conceição da Barra, Santa Teresa e Jucu, em 2000; Mantenópolis e Pinheiros, em 2001; Venda Nova do Imigrante, em 2002 e Afonso Cláudio e Pedro Canário, em 2003.
Também foram premiadas empresas a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), e Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A cerimônia contou com a apresentação do Coral das Águas da Cesan, de dança e teatro e a banda de congo mirim, Vira Mundo.
Como parte da premiação, representantes do sistema de Tratamento de Fundão, bem como todos os premiados, participarão de uma missão à Holanda, entre os dias 4 e 12 de dezembro, onde serão visitadas as principais experiências tanto no campo da gestão quanto da inovação tecnológica dos sistemas de água, esgoto e resíduos sólidos.
Confira os premiados |
|
Nível I | Sistema de
Abastecimento de Água de Fundão – CESAN Sistema de Abastecimento de Água de Águas Vermelhas – COPASA Sistema de Abastecimento de Água de Joaquim Felício – COPASA Unidade Regional de Ponta Grossa – SANEPAR |
Nível II | Unidade de Negócio de
Tratamento de Esgotos – SABESP Unidade de Negócio Oeste – SABESP |
Distinção | Escritório Regional
de Feira de Santana – EMBASA Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE (São Gabriel do Oeste – MS) |
No próximo ano, as empresas de saneamento básico público do Brasil poderão se candidatar a um certificado nacional de qualidade. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (30), pelo secretário nacional de saneamento, Abelardo de Oliveira Filho, durante a VII Cerimônia Nacional de entrega do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), promovido pela Cesan e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.