Transparência
icon-transparencia
01/12/2004
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Setor de Saneamento terá certificação de qualidade nacional

No próximo ano, as empresas de saneamento básico público do Brasil poderão se candidatar a um certificado nacional de qualidade. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (30), pelo secretário nacional de saneamento, Abelardo de Oliveira Filho, durante a VII Cerimônia Nacional de entrega do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS (www.pnqs.com.br)), promovido pela Cesan e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). “Os premiados poderão pleitear a conquista do certificado na busca da eficiência e excelência de seus serviços”, comentou o secretário, que representou o Ministro das Cidades, Olívio Dutra. Abelardo explicou que o certificado foi aprovado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e que, agora, está na fase de estabelecimento dos critérios a serem adotados. O evento, realizado no Centro de Convenções de Vitória, reuniu, além do vice-governador, Lelo Coimbra e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Infra-Estrutura e dos Transportes, Rita Camata, as maiores autoridades ligadas ao setor no país, como representantes da Agência Nacional das Águas (ANA), Empresas de Saneamento Básico Estaduais (AESBE) e a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE) e presidentes de companhias de saneamento. Pela sexta vez consecutiva, a Cesan foi uma das premiadas na cerimônia, desta vez com o sistema de abastecimento de água de Fundão. Anteriormente, a Companhia de Saneamento do Espírito Santo conquistou o prêmio, o maior prêmio de qualidade em saneamento do mundo, com os sistemas de São Gabriel da Palha e Santa Maria, em 1999; Conceição da Barra, Santa Teresa e Jucu, em 2000; Mantenópolis e Pinheiros, em 2001; Venda Nova do Imigrante, em 2002 e Afonso Cláudio e Pedro Canário, em 2003. Também foram premiadas empresas a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), e Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A cerimônia contou com a apresentação do Coral das Águas da Cesan, de dança e teatro e a banda de congo mirim, Vira Mundo. Como parte da premiação, representantes do sistema de Tratamento de Fundão, bem como todos os premiados, participarão de uma missão à Holanda, entre os dias 4 e 12 de dezembro, onde serão visitadas as principais experiências tanto no campo da gestão quanto da inovação tecnológica dos sistemas de água, esgoto e resíduos sólidos.

Confira os premiados

Nível ISistema de Abastecimento de Água de Fundão – CESAN Sistema de Abastecimento de Água de Águas Vermelhas – COPASA Sistema de Abastecimento de Água de Joaquim Felício – COPASA Unidade Regional de Ponta Grossa – SANEPAR
Nível IIUnidade de Negócio de Tratamento de Esgotos – SABESP Unidade de Negócio Oeste – SABESP
DistinçãoEscritório Regional de Feira de Santana – EMBASA Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE (São Gabriel do Oeste – MS)
No próximo ano, as empresas de saneamento básico público do Brasil poderão se candidatar a um certificado nacional de qualidade. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (30), pelo secretário nacional de saneamento, Abelardo de Oliveira Filho, durante a VII Cerimônia Nacional de entrega do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), promovido pela Cesan e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade