Transparência
icon-transparencia

O O diretor de Meio Ambiente da Cesan, Anselmo Tozi, apresentou os projetos da companhia para gestão dos resíduos sólidos O diretor de Meio Ambiente da Cesan, Anselmo Tozi, participou, nesta quarta-feira (29), do 7º Workshop Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O diretor fez parte de uma mesa redonda sobre a adequação à política nacional de resíduos sólidos, abordando como cada setor está se adequando ao novo Marco Regulatório de Resíduos Sólidos. Representantes da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), da construção civil e do setor de mármore e granito também fizeram parte do debate.

Compuseram Compuseram a mesa: Rubens Puppin, do Sindirohas, Vitor Macedo, do Sinduscon, Wilmar Barroso, da Findes. Tozi apresentou os projetos da Cesan voltados para a gestão dos resíduos sólidos como o de utilização do lodo de estação e tratamento de esgoto para uso na agricultura, a Usina de Gerenciadora de Lodo (UGL), a coleta seletiva de papel e o Água Boa Copo Certo que está fazendo a substituição dos copos descartáveis para permanentes dentro da empresa.

Também falou do Programa Se Liga na Rede que tem como meta fazer 80 mil ligações intradomiciliares de esgoto em três anos. O programa tem como diferencial o convencimento porta a porta levando informação para os moradores da Grande Vitória de como realizar a obra e os benefícios que trarão para a saúde e o meio ambiente, esclareceu Tozi.

O representante do Conselho Temático de Meio Ambiente da Findes, Wilmar Barroso, informou que há sete anos a indústria vem se adequando á política de gestão de resíduos. Já o diretor de Meio Ambiente de Desenvolvimento Urbano do Sindicato da Construção Civil do Espírito Santo (Sinduscon), falou que a educação tem sido a principal ferramenta utilizada para levar informação para dentro dos canteiros de obra, principalmente, por meio de cursos. O assessor ambiental do Sindicato da Indústria de Rochas (Sindirochas), Rubens Puppin, destacou que o setor tem destinado os resíduos da serragem de rochas para áreas preparadas para recebê-las, sendo possível futuramente reutilizar esse material. Esses resíduos também têm sido reutilizados para fazer tijolos, cerâmicas e outros produtos ligados à construção civil, destacou.

O evento foi realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Integrado Para Ações Sociais (Ideias), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), no hotel Golden Tulip, em Vitória.

O Workshop tem objetivo de promover o debate sobre a situação dos Resíduos Sólidos no Brasil, em consonância com o panorama nacionall e estadual, bem como discutir e apresentar soluções para a questão. Além de contribuir para o aperfeiçoamento de técnicas, metodologias, introdução de novas tecnologias, formas de tratamento dos resíduos sólidos e para o desenvolvimento do Programa Capixaba de Materiais Reaproveitáveis.

Além do workshop, também foi realizado o 8º Seminário Nacional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, na manhã da última terça-feira (28), no hotel Golden Tulip, em Vitória. Os dois eventos trazem como tema Resíduos sólidos e saneamento integrando as perspectivas.

Informações ao cliente:
115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone fixo.

Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Charley Fernandes
2127-5022/9962-3973
Raquel d' Ávila
2127-5077/9822-8612
Texto: Ana Carolina Stutz
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br
www.twitter.com/DavidGota_
www.twitter.com/McH2O
www.facebook.com/poupeagua

Assessoria de Comunicação Seama / Iema
Isabela Nucci
(27) 3636 2592 / 9977 1012
meioambiente.es@gmail.com

Contatus Comunicação – Rita Diascanio e Jackeline Gama – (27) 3089-4100
Instituto Ideias – Tereza Romero – (27) 3324-3983

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade