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02/08/2011
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Técnicos da Cesan fazem a maior operação emergencial para reparos da história da empresa

rompimentoadutora2011arcelor.jpg Técnicos e engenheiros destacam a proatividade, a integração e as decisões tomadas em conjunto como fator preponderante para o sucesso da operação. Dois vazamentos em uma adutora de água causaram a interrupção do abastecimento para os municípios de Cariacica, Vitória e Vila Velha e mobilizaram mais de 200 técnicos da Cesan. Ao todo foram 3 dias de paralisação. Muitos colaboradores chegaram a trabalhar por 40 horas ininterruptas para solucionar o problema.

Segundo o diretor de Operação Metropolitana, Carlos Eduardo Saleme, em seus 28 anos de Cesan ele nunca enfrentou uma situação tão complexa quanto a que teve início na madrugada da quarta-feira (6). Já o supervisor de manutenção de redes da empresa, Marcos Casoto, lembrou o impacto do incidente na opinião pública. O serviço emergencial provocou uma intensa pressão da população, através da mídia, que foi superada pela dedicação e responsabilidade de todos. A integração e o comprometimento, dos diretores aos bombeiros, foi determinante para o sucesso dos serviços e restabelecimento do abastecimento de água nomenor tempo possível, observou.


Carlos Alberto Dias, da Divisão de Manutenção da Distribuição Sul, conta que apesar de já ter se deparado com situações semelhantes ao longo de 28 anos de manutenção de redes, o caso apresentou situações incomuns, que comprometiam a segurança dos profissionais e levavam alguns ao esgotamento físico.

Foram dois vazamentos. O primeiro aconteceu em Cariacica, na madrugada do dia 6 e foi informado à Cesan pelo setor de vigilância de uma siderúrgica, que detectou o vazamento de água no pátio de sucatas. Imediatamente uma equipe técnica se deslocou para o local e encontrou a primeira dificuldade. No lugar havia três adutoras de grande porte, com 1.000 mm, 1.200 mm e 1.500 mm de diâmetro. Foi necessário interromper o abastecimento para Cariacica, Vitória e Vila Velha, para descobrir qual tubulação apresentava problema. O abastecimento foi restabelecido na manhã do dia 7 para Vitória e Cariacica, após a descoberta de que o vazamento estava na adutora de água tratada que abastece Vila Velha. O reparo foi concluído na noite do dia 8.

O segundo vazamento foi detectado dois dias após o reparo do primeiro, a 500 metros do local, na mesma adutora. O reparo foi concluído na sexta-feira (15) e o abastecimento retomado graças ao comprometimento e competência da equipe. Em alguns momentos a operação chegou a envolver cerca de 200 técnicos das áreas de produção e distribuição de água, manutenção e atendimento.

Segundo Leonardo Kale, um dos engenheiros que trabalhou na intervenção, a rede estava a cerca de oito metros de rompimentoadutora2011arcelor2.jpg A intervenção chegou a envolver mais de 200 técnicos que trabalharam 24 horas diariamente para concluir os reparos. profundidade e a característica do terreno dificultava a escavação. O solo apresentava uma camada de aterro feito com escória de siderúrgica e oferecia uma resistência fora do comum, o que prejudicou muito a escavação. Abaixo desse trecho o solo tinha características opostas, com pouca resistência e risco de desmoronamento ao redor da intervenção. As noites foram frias e longas e a responsabilidade de saber que grande parte da população de Vila Velha estava sem abastecimento nos deixava preocupados e frustrados a cada necessidade de paralisação dos serviços, por questões de segurança, para reforço do escoramento. Mas vencemos o desafio, comemorou.

O resultado de todo esse trabalho foi a demonstração da grande capacidade dos técnicos da Cesan, como relata Kale: Todos que participaram do serviço deram um espetáculo com as alternativas que apresentavam. O mais interessante é que as decisões eram tomadas em conjunto. Quem não conhece bem o serviço de manutenção de redes pode até achar que ficar com uma adutora parada três dias é um absurdo, mas absurdo mesmo foram as condições em que se realizou o trabalho. Na minha opinião e pela minha experiência, posso garantir que a Cesan demonstrou sua competência, concluiu.

Para Luiz Cesar Dazzi, gestor da Divisão de Manutenção da Distribuição Sul, o esforço coletivo foi marcante. Os profissionais fizeram o melhor para que a conclusão fosse rápida e bem sucedida. A preocupação de todos era que o retorno do sistema fosse feito o mais breve possível, lembrou.

A gerente de Distribuição de Água da Cesan, Fabiana Raposo, enfatizou o comprometimento de toda a equipe, das empresas contratadas e a importância do trabalho em grupo, além da disposição de todos para o sucesso das operações.

Fabiana lembrou ainda que ninguém apresentou sinal de desânimo, todos estavam motivados em chegar ao final com sucesso. Ver tudo isso de perto foi a maior experiência e desafio profissional que já tive. No segundo vazamento, toda a equipe demonstrou prontidão, mesmo sabendo das dificuldades de execução dos serviços. A experiência dos dias anteriores tinha contribuído para aumentar a força, pois tínhamos certeza que conseguiríamos resolver o problema se todos tivessem a mesma motivação. Isso foi confirmado com a conclusão dos serviços muito antes do previsto, finaliza.

Para Wilde Ramos, gestor da Divisão de Serviços Operacionais, as dificuldades encontradas, não diminuíram a disposição e a força de vontade dos técnicos As equipes dacentral de equipamento,manutenção derede, técnicos, engenheiros e colaboradores contratados, se empenharam e deram o melhor,mesmo trabalhando contra otempo. Alguns profissionais se empenharam de tal forma que chegaram a ficar no local dos trabalhos por até40 horas ininterruptas e merecemconsiderações especiais, afirma Ramos.

Um grande desafio também foi vencido na outra ponta do sistema, no contato com os clientes. Por meio do Call Center, do site da Cesan, de divulgação de notas periódicas e entrevistas para a imprensa, foram repassadas informações em tempo real para a população sobre cada passo da operação para reparo da adutora. Tivemos que vivenciar demonstrações de irritação dos clientes, devido ao transtorno, mas somos gratos aos profissionais que, com muita dedicação, restabeleceram o abastecimento para a população de Vila Velha, ressaltou Denilza Candotte Mendonça, técnica de sistemas de saneamento que trabalha no escritório de atendimento ao cliente da Cesan.

A adutora que apresentou problemas foi implantada em 1977 e conforme normas técnicas mundiais de engenharia encontra-se com menos da metade de sua vida útil. O vazamento teve caráter excepcional, provocado por uma corrosão incomum que está sendo submetida à análise técnica de especialistas.

A Cesan já iniciou ações imediatas para substituir um trecho de 2 km da adutora para evitar novos vazamentos. A Cesan tem mais de 200 km de redes de grande porte que garantem a operação do sistema de abastecimento de água da Grande Vitória, composto de mais de 4,5 mil quilômetros de redes auxiliares. Os trechos que apresentaram problema têm apenas três metros.

Informações ao cliente
115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone.

Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
2127-5071 / 9949-9990
Charley Fernandes
2127-5022 / 9962-3973
comunica@cesan.com.br
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