Para conhecerem as novas tecnologias em sistemas de tratamento de água, técnicos da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) fazem uma série de visitas à unidades operacionais da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). Eles vão conhecer as Estações de Tratamento de Água (ETA) de Carapina, Duas Bocas, Santa Maria, São Roque e o Laboratório Central da Cesan. O foco principal é conhecer os sistemas de flotação da companhia. As visitas duraram uma semana e terminaram no último dia 19.
Segundo os técnicos pernambucanos, o Espírito Santo é referência nacional no uso da flotação em sistemas de tratamento de água. “Um consultor de renome nos indicou a Cesan para conhecermos a tecnologia”, disse o químico industrial Rildomiro Andrade. Segundo ele, o sistema de flotação vai ser aplicado na ETA Jucazinho para eliminar algas da água coletada da barragem de Surubim, terceira maior de Pernambuco, que abastece cerca de 11 municípios.
O intercâmbio foi viabilizado num encontro da Câmara Técnica de Qualidade da Água, promovido pela Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe), presidida por Paulo Ruy Valim Carnelli, que também é presidente da Cesan. “A Câmara Técnica da Aesbe tem um papel fundamental para viabilizar a troca de informações e sinergia entre as empresas de saneamento”, destacou a engenheira química Keyla Santos.
Durante a visita, os técnicos receberão dados dos estudos realizados pela Cesan sobre a eficiência do sistema de flotação, além de conhecerem de perto os projetos e a obra de implantação do sistema na ETA Santa Maria. O processo de flotação consiste em gerar microbolhas de ar que se atraem e aderem às partículas de impurezas, previamente transformadas em microflocos por indução físico-química.
Informações Adicionais
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
Tels: 2127- 5073 / 9962-3973
Charley Fernandes
Tel: 2127-5022
E-mail: comunica@cesan.com.br