Transparência
icon-transparencia
23/12/2016
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Cesan e Governo inauguram sistema de reforço no abastecimento para Guarapari

Cerca de 150 pessoas prestigiaram o evento
Cerca de 150 participaram da inauguração – Crédito Assessoria Cesan
Guarapari, um dos principais balneários turísticos do Espírito Santo, recebe da Cesan e do Governo um conjunto de investimentos para reforço no fornecimento de água para a cidade. A inauguração das obras aconteceu nesta sexta (23/12), com a presença de 150 pessoas, além do governador Paulo Hartung e do presidente da Cesan, Pablo Andreão. As obras abrangem a adutora de água tratada de 500 mm de Meaípe; o sistema de abastecimento de água de Araquém e o sistema de abastecimento de água de Guarapari. O presidente da Cesan, Pablo Andreão, comemorou o aumento da oferta de água em Guarapari, mas alertou para a importância da redução do consumo. “Estamos praticamente dobrando a capacidade de produção de água em Guarapari. Além de reforçar o abastecimento de água no verão, as obras preparam a cidade para os períodos de seca, que têm se tornado cada vez mais longos devido às mudanças climáticas e à degradação do meio ambiente. Por isso, temos que ser prudentes e permanecemos atentos,  mantendo os hábitos de controle e redução do consumo de água”, orientou. Em uma mensagem ao público presente, Pablo Andreão, depois de citar que o ano de 2016 foi de muitos desafios,  lembrou que no início deste ano tínhamos a esperança que este seria um ano melhor que 2015. “E não foi, mas podemos sim ter esperança de que 2017 será melhor, porque estamos praticando a esperança, agindo, correndo atrás. Esta é a diferença entre o verbo ‘esperançar’ e o ‘esperar’. Estamos modificando a realidade que nos cerca, buscando ser exemplo para nossos filhos e para nosso País”, finalizou. O governador se emocionou ao mencionar o reconhecimento que tem obtido da população e, em meio a um gesto simbólico de vestir um boné da Cesan, disse: “Estou vestindo a camisa da Cesan. Na véspera de Natal estamos dando de presente à população R$ 35 milhões em investimentos. Este é um momento marcante, pois quando assumi meu primeiro mandato, quando peguei o governo em petição de miséria, fiz vários investimentos aqui. E agora fico muito feliz em ver como, além do investimento em saneamento, estamos com outras obras, como a do Canal, que não tenho dúvidas vai virar um cartão de visita do balneário”, comemorou.  
Autoridades presentes ao evento. Crédito Fred Loureiro - Secom/ES
Autoridades presentes ao evento. Crédito Fred Loureiro – Secom/ES
O governador Paulo Hartung ressaltou que a inauguração é uma ação estratégica do Governo do Estado para reforçar o sistema de abastecimento de água em Guarapari. “Com essa obra importante e robusta, estamos duplicando nossa capacidade de captação de água no Rio Benevente e, ao mesmo tempo, criando uma área estratégica para reservar água, principalmente nos horários e nos períodos onde a demanda e consumo de água aumentam muito, como nas festas de fim de ano, verão e carnaval”, detalho. Também estiveram presentes os diretores de Engenharia e Meio Ambiente da Cesan, Amadeu Wetler; a diretora Operacional, Sandra Sily; e o diretor Administrativo e Comercial, José Eduardo Pereira; além dos secretários de Estado de Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli; de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Cerqueira; da Casa Civil, José Carlos Fonseca; do chefe de Gabinete do Governador, Neivaldo Bragado e do diretor da Agência Estadual de Recursos Hídricos, Anselmo Tozi, além de lideranças e autoridades regionais.
Andreão lembrou da necessidade de se manter a redução do consumo de água
Andreão lembrou da necessidade de se manter a redução do consumo de água – Crédito Assessoria Cesan
  Ao todo foram investidos mais R$ 35 milhões que estão beneficiando 103 mil habitantes do município com aumento da oferta de água tratada com qualidade. As obras contemplaram a implantação de mais de 33 mil metros de novas redes de adução e distribuição, uma nova captação de água no Rio Benevente, estação elevatória de água bruta, estação de bombeamento de água tratada, reservatório metálico com capacidade de 2,5 milhões de litros de água, reservatório apoiado com capacidade para 5,2 milhões de litros de água, entre outros serviços, totalizando 7,7 milhões de litros de água. As obras complementam o sistema de abastecimento integrado, abrangendo 58 bairros de Guarapari e regiões de Meaípe e Santa Mônica. Além de reforçar o abastecimento de água no verão, as obras preparam a cidade para os períodos de seca, que têm se tornado cada vez mais longos devido às mudanças climáticas e à degradação do meio ambiente. Os bairros beneficiados são – em Guarapari: Adalberto Simão Nader, Aeroporto, Aldeia da Praia, Balneário Jacunem, Bela Vista, Camurugi, Centro, Coroado, Europa, Fazenda do Sino, Ilhas Verdes, Ipiranga, Itapebussu, Jabaraí, Jardim Boa Vista, Jardim Santa Rosa, Kubistchek, Lagoa Funda, Lameirão, Lot. Kinkas Duarte, Marinha, Maxinda, Morada da Praia, Morro Atalaia, Morro do Raspado, Muquiçaba, N. Sra. da Conceição, N. Sra. de Fátima, Olaria, Parque Areia Preta, Perocão, Por do Sol, Portal, Praia do Morro, Santa Margarida, Santa Rita, São Gabriel, São João, São José, São Judas Tadeu, Sol Nascente, Tartaruga e Vargem Nova; em Meaípe: Belo Horizonte, Condados de Meaípe, Enseada Azul, Enseada Verde, Meaípe, Nova Guarapari e Porto Grande; e em Santa Mônica: Elza Nader, Parque Santa Mônica, Pontal Santa Mônica, Santa Mônica, Setiba, Una, Jabaraí, Santa Isabel, Paturá e Parque das Mansões.
Equipe Cesan presente ao evento.
Equipe Cesan presente ao evento – Crédito Fred Loureiro/Secom-ES
Manutenções preventivas na Grande Vitória e Conceição da Barra  A Cesan também fez melhorias nos sistemas de abastecimento de água de Conceição da Barra e da Grande Vitória para reforçar o fornecimento de água nos municípios do Espírito Santo onde atua. Além das melhorias nos sistemas de abastecimento serão realizados plantões para manutenções preventivas durante as festas de fim de ano e também nas folias de carnaval. No município de Conceição da Barra, serão construídos poços que vão auxiliar no atendimento à população durante o período de festas. Além disso, geradores e equipamentos reserva serão disponibilizados para atender as necessidades operacionais. Carros-pipa também serão disponibilizados em casos de emergência para os sistemas da região Norte, principalmente os que estão sendo afetados pela crise hídrica. Para garantir o abastecimento nos municípios atendidos pelo Rio Jucu e Santa Maria foram executadas manutenções preventivas nos sistemas, em que foram verificados os equipamentos eletromecânicos nos meses que antecedem o verão. As estações de tratamento de água da Grande Vitória e Interior vão operar por até 24 horas, ininterruptas, podendo chegar a uma capacidade máxima de produção de 712,8 milhões de litros de água por dia, a fim de atender a população capixaba.   Verão Para que os capixabas e turistas tenham um verão mais tranquilo e curtam as festas de fim de ano e o Carnaval, a Cesan fez melhorias, além do sistema de Guarapari, inaugurado nesta sexta, também em Conceição da Barra, além da Grande Vitória para reforçar o fornecimento de água nos municípios do Espírito Santo onde atua. “Foram todos investimentos que praticamente dobraram a nossa capacidade de captação e produção de água. Precisamos levar em consideração as lições aprendidas. Por isso precisamos manter nossos hábitos de consumo racional”, pontuou o presidente da Cesan, Pablo Andreão. Além das melhorias nos sistemas abastecimento serão realizados plantões para manutenções preventivas durante as festas de fim de ano e também nas folias de carnaval.
O governador Paulo Hartung prestigiou o evento
Hartung ao colocar o boné da Empresa: estou vestindo a camisa da Cesan – Crédito Assessoria Cesan
Para a Região Metropolitana, a Companhia realiza o acompanhamento contínuo e o controle da disponibilidade hídrica, além de realizar a efetivação e manutenção dos contratos de carro-pipa. No Norte do Estado, no município de Conceição da Barra, serão construídos poços que vão auxiliar no atendimento à população durante o período de festas. Além disso, geradores e equipamentos reserva serão disponibilizados para atender as necessidades operacionais. Carros-pipa também serão disponibilizados em casos de emergência para os sistemas da região Norte, principalmente os que estão sendo afetados pela crise hídrica.   Veranistas Apesar das medidas adotadas pela Companhia para reforçar o fornecimento de água, é importante lembrar que a caixa d’água deve ser adequada para o número de pessoas do imóvel. Casos pontuais de desabastecimento podem ocorrer nos balneários, devido geralmente, à superlotação dos imóveis em época de verão. Por isso, a Companhia pede a colaboração de todos para que evitem uma grande quantidade de pessoas por residência e que os veranistas procurem saber, antes de locar ou utilizar uma residência, qual a capacidade dos reservatórios e se eles serão adequados para o consumo diário. Por exemplo, se uma pessoa consome, em média no verão, até 200 litros por dia e o imóvel possui um reservatório de mil litros, no máximo cinco pessoas devem ocupar a residência. A Cesan abastece com regularidade a 100% da população das áreas urbanas desde 2008. Entretanto, o alto consumo, aliado a outros fatores, como áreas muito elevadas, locais de ponta de rede e loteamentos irregulares com ligações clandestinas e a falta das chuvas podem comprometer o fornecimento de água quando são registradas altas temperaturas.   Manutenções preventivas e caminhões-pipa Foram executadas manutenções preventivas nos sistemas de abastecimento Jucu e Santa Maria, em que foram verificados os equipamentos eletromecânicos nos meses que antecedem o verão. As estações de tratamento de água da Grande Vitória e Interior vão operar por até 24 horas, ininterruptas, podendo chegar a uma capacidade máxima de produção de 712,8 milhões de litros de água por dia, a fim de atender a população capixaba. Na Região da Grande Vitória e no Interior a empresa prevê um aumento de 20% até 50% no consumo de água durante a temporada de verão. Além disso, a Cesan possui condições operacionais para efetuar manobras, que consistem em distribuir a água, de acordo com a demanda. A empresa também poderá aumentar a quantidade de caminhões-pipa para atender eventuais casos emergenciais. A população deve ligar para o 115, caso necessário. O Call Center funciona 24 horas.   Desperdício Por fim, vale ressaltar que as pessoas devem evitar o desperdício de água, seguindo as dicas no hotsite da Cesan: www.cesan.com.br/economizeagua ou no folheto disponível no site: https://www.cesan.com.br/wp-content/uploads/2015/02/folderpreserveanatureza.pdf.   Universalização Em 2009 a Cesan atingiu a marca histórica de universalizar os serviços de abastecimento de água para a área urbana de todos os 52 municípios que atende no Espírito Santo. Desde então, os investimentos contínuos da Companhia têm garantido que a oferta de água acompanhe o crescimento das cidades. Somente em 2016, até o mês de setembro, a Cesan investiu mais de R$ 80 milhões na ampliação de sistemas de abastecimento de água nos municípios que atende, o que representa 80% do investimento previsto para o ano.   Informações ao cliente: 115 – atendimento 24 horas. A ligação é gratuita.   Informações à Imprensa: Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan Márcia Brito 2127-5106 / 99865-5690 Raquel D´ávila 2127-5073 / 999097311 Charley Fernandes 2127-5022 comunica@cesan.com.br www.cesan.com.br
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade