Transparência
icon-transparencia

O Governo do Estado, por meio da Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento), vai abrir consulta pública sobre as obras de coleta e tratamento do esgoto, que serão iniciadas no município de Domingos Martins. O investimento é financiado pelo Banco Mundial e o objetivo da consulta é promover a participação social na execução do Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem, o maior conjunto de ações na área ambiental já realizado pelo Estado.

Os documentos sobre as obras podem ser acessados no link www.cesan.com.br/consultadomingosmartins entre os dias 22 e 31 deste mês, os interessados podem se manifestar na página da consulta, pelo e-mail consultapublica.domingosmartins@cesan.com.br. Na quinta-feira (25), a partir das 18 horas, será realizada uma reunião virtual, aberta ao público, pela TV Cesan (www.youtube.com/tvcesan), em que os participantes também poderão interagir com a equipe técnica para enviar sugestões e esclarecer dúvidas.

As obras

Na zona urbana da sede de Domingos Martins, 95% da população já conta com serviços de coleta e tratamento do esgoto. As obras vão beneficiar mais de 5 mil moradores, garantindo o acesso ao serviço para 100% da população nessa localidade.

Serão contemplados com novas redes de esgoto os bairros Morada do Imperador, Morada Panorâmica de Domingos Martins, Schilens, Centro, Ala Nova de Campinho, Jardim Campestre, Parque dos Nobres, Parque Alpino, Kurt Levi, Vivendas do Imperador, Schwamback, Dulce Ville, Theodoro Faller.

A previsão é que as obras sejam concluídas em 20 meses após a assinatura da ordem para início dos serviços. A estação de tratamento, que já atende a cidade, será ampliada de 17,25 l/s (litros por segundo) para 24 litros por segundo, o que significa que terá capacidade para tratar mais de dois milhões de litros de esgoto por dia.

Também serão implantados mais de 2 mil metros de redes coletoras, interceptoras, emissários e de recalque, além de uma estação de bombeamento, melhorias em outra existente e 257 ligações de imóveis. Além da valorização dos imóveis e da melhoria da saúde da população, o investimento vai contribuir com a despoluição do córrego do Gordo, que passa pela Sede de Domingos Martins

Águas e Paisagens

O Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem é o maior conjunto de ações na área ambiental já realizado pelo Estado do Espírito Santo. Financiado pelo Banco Mundial, o programa vai investir US$ 323 milhões, cerca de R$ 1 bilhão, para a gestão integrada e sustentável das águas, solo e recursos, por meio de intervenções nas áreas de saneamento ambiental, recursos hídricos, drenagem, gestão de mananciais, recuperação da cobertura florestal, gestão de riscos e prevenção de desastres.

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade