Transparência
icon-transparencia

Bacia do Mangarai_divulgacaoO Projeto Mangaraí é a primeira iniciativa no Espírito Santo para a recuperação de uma bacia hidrográfica. Uma das suas principais características é a multiplicidade de órgãos governamentais e da sociedade civil organizada envolvidos na sua execução. Com vistas à transparência e ao acesso à informação, a Cesan criou um espaço em seu site na internet para o acompanhamento da execução do Projeto pela sociedade.

 

O conteúdo pode ser acessado no endereço www.cesan.com.br/investimentos/projeto-mangarai/, ou pelo menu “Investimentos”, na página inicial do site. Lá podem ser encontradas as ações e metas planejadas, gráficos com a condição mais atual de execução e contatos dos principais responsáveis pela condução do Projeto Mangaraí, entre outras informações.

 

Segundo o diretor de Meio Ambiente da Cesan, Anselmo Tozi, a articulação entre sociedade, governo e organizações civis é traço marcante do Projeto Mangaraí. “O pioneirismo vai além de ser o primeiro projeto desenvolvido no Estado para a recuperação de uma bacia hidrográfica, ele inova também pela característica multidisciplinar, pela diversidade de pessoas e órgãos envolvidos em sua execução. Além do que é tangível, em termos de infraestrutura e desenvolvimento, a experiência de sinergia e engajamento do Projeto Mangaraí será modelo para outras iniciativas de recuperação e conservação dos recursos hídricos do Espírito Santo”, explica.

 

O Projeto Mangaraí compõe o Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem, financiado pelo Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), e tem como objetivo articular esforços e ações para reduzir os sedimentos presentes no curso d’água do Rio Mangaraí, ampliando a quantidade e qualidade do recurso hídrico que é utilizado na Região Metropolitana da Grande Vitória. Para isso serão feitas ações de reflorestamento, recomposição de estradas de terra e gestão das águas, junto aos produtores agrícolas da região.

 

O Rio Mangaraí é um dos principais afluentes do Rio Santa Maria da Vitória que, por sua vez, é responsável pelo abastecimento de água em grande parte da Região Metropolitana da Grande Vitória. A Bacia hidrográfica do Rio Mangaraí totaliza 17.400 hectares, sendo que 87% da sua área fica no município de Santa Leopoldina e 13% no de Cariacica.

 

Entidades participantes do Projeto
Cesan – Companhia Espírito Santense de Saneamento
Incaper – Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural
Sedurb – Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano
Seag – Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca
Seama – Secretaria de Estado de Meio Ambiente
Iema – Instituto Estadual de Meio Ambiente
Arsi – Agência Estadual de Recursos Hídricos
Idaf – Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal
IJSN – Instituto Jones dos Santos Neves
Ministério Público Estadual
Prefeitura Municipal de Santa Leopoldina
Prefeitura Municipal de Cariacica
Organizações de Agricultores
Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria da Vitória

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade