A Cesan (Companhia Espirito-santense de Saneamento) vai realizar obras de ampliação do serviço de esgoto em Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá. Com o investimento de R$ 28,7 milhões, a intervenção, que terá início no mês de janeiro e tem prazo de conclusão de 12 meses, irá beneficiar 23.122 habitantes. Os recursos são financiados pelo Banco Mundial e fazem parte do Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem.
Nesta primeira etapa, as realizações irão contemplar os bairros de Cocal, Vila Nova, Olaria, Centro, Caixa d’água, Funil e Moxafongo, em Santa Leopoldina. Além de São Luiz, Vila Jetibá, Vila Nova e São Sebastião do Meio, em Santa Maria de Jetibá. Com essas obras, os dois municípios terão, respectivamente, 777 mil e 2,4 milhões de litros de esgoto tratados diariamente e devolvidos limpos para o meio ambiente.
As obras serão realizadas pela empresa CTL Engenharia Ltda, vencedora da licitação. Os serviços consistem na construção de 7.113 metros de redes coletoras, 1.996 ligações prediais e intradomiciliares gratuitas, oito estações de bombeamento de esgoto, além de uma estação de tratamento de esgoto em Santa Maria de Jetibá e outra em Santa Leopoldina.
O programa
O Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem é o maior conjunto de ações realizadas pelo Governo do Estado do Espírito Santo para a área ambiental. Os recursos são providos do financiamento realizado junto ao Banco Mundial, com o valor total estimado em UD$ 323 milhões. Os projetos desse programa incluem saneamento básico, recuperação florestal, gestão de mananciais, recursos hídricos, gestão de riscos e prevenção de desastres.