Transparência
icon-transparencia
22/06/2020
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Água de reúso da Cesan é usada para higienizar terminais do Sistema Transcol

Diariamente são utilizados 60 mil litros de água de reúso para higienização dos terminais do Transcol

A higienização contra a Covid-19 nos terminais de integração do Transcol, sistema de transporte público da Região Metropolitana da Grande Vitória, passou a ser feita com água de reúso proveniente das estações de tratamento de esgoto da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan). O contrato foi firmado entre a companhia de saneamento e a empresa Salvador Empreendimentos, responsável pela lavagem e desinfecção diária dos terminais em Cariacica, Serra e Vila Velha. O contrato prevê o fornecimento diário de 60 mil litros de água de reúso, utilizados para higienizar mais de 50 mil metros quadrados de área nos terminais.

A alta tecnologia usada no tratamento do esgoto pela Cesan permite a aplicação segura do efluente como água de reúso. Segundo o engenheiro da Salvador Empreendimentos, André Gonçalves Rodrigues, a água de reúso trouxe diversas vantagens. “Estamos muito satisfeitos, pois além de contribuir com a preservação da água, que é um recurso escasso, recebemos um produto com garantia e características conhecidas. A água de reúso é fornecida pela Cesan e acompanhada de laudos técnicos, além de ser entregue na quantidade necessária e em horários oportunos, facilitando a logística e reduzindo custos”, comemora.

A aplicação da água de reúso se tornou ainda mais importante durante os últimos meses, quando o Espírito Santo, assim como o resto do mundo, precisou enfrentar a pandemia do novo Coronavírus. A água é um fator importante para a higiene e prevenção contra a Covid-19. Ao substituir o uso de água potável pela água de reúso fornecida pela Cesan, empresas, produtores e prefeituras contribuem para aumentar o volume de água tratada disponível para a população.

Os interessados em empregar a água de reúso em suas atividades podem clicar aqui para saber detalhes mais técnicos ou acessar o site www.cesan.com.br, na opção “Carta de Serviços”. As solicitações para uso do serviço devem ser feitas presencialmente em qualquer agência de atendimento ao cliente da Cesan. O atendimento deve ser agendado com antecedência pela internet, no site da companhia. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 115.

Para utilizar a água de reúso fornecida pela Cesan, os interessados devem estimar a quantidade e periodicidade que precisarão do produto. Não há exigência de quantidade mínima para fornecimento. A resposta aos pedidos ocorre em até 30 dias após a solicitação. O transporte da água de reúso é de responsabilidade do cliente, em veículo adequado para levar o produto até o seu local de destino.

Água de reúso nas atividades da Cesan 

Além de ser comercializada, a água de reúso também tem várias aplicações nas atividades da Cesan, como desobstrução de redes de esgoto, rega de áreas verdes e uso nos processos das estações de tratamento de esgoto (ETEs), que têm o sistema de reúso implantado. A água de reúso é produzida pela Cesan nas ETEs de grande porte: Mulembá, em Vitória; Bandeirantes, em Cariacica; Aeroporto e Centro, em Guarapari.

icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade